O soroban é uma ferramenta de cálculo que pode ajudar a desenvolver e melhorar determinadas habilidades cognitivas, como memória, concentração, disciplina, raciocínio lógico e agilidade motora. Competências que são, como sabemos, necessárias para que possamos realizar com sucesso as várias atividades que fazem parte de nosso dia a dia, como ler, escrever e estudar.
Mas, vem cá: você já ouviu falar nesse instrumento? Em caso de resposta negativa, não deixe de ler este conteúdo. Aqui, abordamos tudo o que você precisa saber a respeito desse assunto. Veja!
Os historiadores defendem que o soroban, que também é conhecido como ábaco na cultura japonesa, é uma ferramenta de cálculo muito antiga. Pelo menos em sua forma original, eles afirmam que o ábaco foi inventado na Mesopotâmia há cerca de 4.500 anos. Mais tarde, os chineses e os romanos o aprimoraram por volta do primeiro século.
Ao redor do mundo, esse instrumento, vale dizer, recebe diversos nomes. No Japão, como mencionado, seu nome é soroban. Na China, Suan-pan, e na Rússia, Schoty. No Brasil, ele foi adotado como soroban.
Mas, então, o soroban é uma ferramenta simples que pode registrar valores e realizar operações de adição e subtração, bem como de multiplicação e divisão. Atualmente, ele é também usado para calcular horas de trabalhos, minutos e segundos, conversão de pesos e de métricas. É uma solução que possibilita realizar de forma rápida e precisa cálculos.
Mais que isso, na verdade, pois ele também pode ajudar a desenvolver a atenção, memória, percepção e coordenação motora, porque o praticante é o responsável pelo cálculo, não o instrumento.
Hoje em dia, o soroban é mais do que apenas uma ferramenta de cálculo. É um instrumento acessível, considerando o fato de que ele pode ser usado tranquilamente por pessoas de baixa visão ou cegas.
Dentro desse contexto, vale dizer que um marco importante na história do soroban ocorreu no Brasil, pois foi neste país que foi introduzido um feltro no fundo da caixa para evitar que as contas deslizassem acidentalmente e interferissem nos cálculos, atrapalhando o aprendizado de pessoas com deficiência visual.
No país, foi Joaquim Lima de Moraes que ajudou as pessoas cegas a usarem o soroban com precisão.
Muitas são as habilidades que podem ser alcançadas com o uso do soroban. Confira algumas:
Agora que você conhece melhor essa ferramenta, que tal adotá-la em seu dia a dia para que alcance seus objetivos mais rápido?
Para ler mais conteúdos como este, acompanhe as publicações em nosso blog. Nele, estamos sempre compartilhando artigos que podem enriquecer mais seus conhecimentos. Aproveite!